sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ser vagabundo no Mundo


Ser vagabundo no mundo
Sempre foi esse o meu sonho!...
.
Andar por montes, por vales,
Por penhascos, por ribeiras,
Por areias e pedreiras,
Por prados e precipícios!...
Fugir das boas estradas!...
Escolher só os atalhos,
Pôr mistério nos meus passos,
Pôr mistério nesses trapos
Que me cobrissem o corpo,
Com volumes variados,
Nunca vistos, só insinuados
Sob os meus fatos velhos,
Como pendões esfarrapados!...
Falar devagar,
Em voz cava e dolente,
Semicerrar os olhos
Nunca olhar de frente,
Em ar de quem esconde
O que lhe vai na alma!
Somar os meses de calma
Pelo suor do meu corpo!
Contar os meses de frio
Pelo bater dos meus dentes,
Ser poeta com os pássaros,
Ser irmão da outonada…
Dormir envolto na noite,
E ver acender as estrelas
Como enorme candelabro
Que Deus colocou no céu,
Para servir em igualdade
Os seres da criação!
.
Ser vagabundo no mundo,
Sempre foi esse o meu sonho!...
.
Ter cadeirões de folhagem!
Ter por alcatifas pastagens
Que abafassem os meus passos!...
-- Deitar-me com os poentes!
-- Levantar-me com o sol!
-- Perfumar-me com a brisa
Que anda carregada de odores
Que lhe emprestam as flores!...
Fazer colares com as lágrimas
Que o orvalho chora à noitinha
E com eles me enfeitar!!!
Ouvir as folhas das árvores
Em seu terno roçagar
… Mas perceber seu falar!...
Escutar a sinfonia
Que a passarada compõe
Com os zumbidos das moscas,
Os chocalhos dos rebanhos
E as lamentações do vento!...
.
Ser vagabundo no mundo,
Sempre foi esse o meu sonho!...
.
Comer do que a terra desse,
Que Deus p’ra todos criou,
E deixar que os outros homens
Fizessem o mesmo, em paz;
Aprender dos animais
Como se ama e se vive
Sem códigos nem leis…
Sem bancos nem transacções,
Sem governos nem fronteiras,
Mas sim ao sabor do clima,
Da flora e da natureza!...

Viver sonhando acordado,
Mas viver na realeza
De não ser civilizado!...
.
Maria José Rijo

6 comentários:

  1. oi moema.
    adorei o ser vagabundo, mas gostei bem mais do SE ORIENTE> eu sou muito desorientada.saudades bj....
    ota

    ResponderExcluir
  2. Oi Ota.Que privilegio vc ser a primeira a escrever no meu blog.estou engatinhando ainda.Agora me diga ,quem~não é desorientada hoje!!!!...As vezes é necessario estarmos assim.obrigada e um bj enorme

    ResponderExcluir
  3. Professora Moema,
    Após uma análise apurada da leitura, pude sentir uma tremenda inveja daqueles tempos, onde ao respeito a moralidade e a cidadania se faziam presentes, moldando pessoas para o futuro e preparando-as par o mundo que se avizinhava.
    Veja a senhora que conversando com pessoas que vivenciaram parte deste tempo, diviso nelas a sabedoria, o respeito e acima de tudo sua preparação profissional para o tempo.
    Quizera poder voltar no tempo, quizera poder vivenciar a época, invejo aqueles seres, pois numa comparação com a juventude atual, deparamo-nos com o desrespeito, as drogas e as más formações profissionais, onde tudo deve e tudo pode.
    Feliz o autor quando diz: " Os homens de hoje, não são os homens de ontem", o tempo também não volta, evolue e dispara no sentido direto, se olharmos para trás, claro que ficaremos ultrapassados, porisso, devemos nos aliar aos ensinamentos de forma a impor normas e costumes sábios.

    Laiane

    ResponderExcluir
  4. o texto esta totalmento correto o mundo mudou a edocaçao tb mas ficou muito violento como vc dissi o texto da para nos adolecentes refletimos muito bem ...
    o tenpo de antes era bom e n era pq era muito rigoroso e n tinha a opiniao dos filhos e a vontade propria mas numca deijou de cer uma boa educaçao. a educaçao na escola mudou muito tb para pior os alunos tomal comta da sala mesmo e ficou incomtrolaveu .....




    bjsssssssssssssss pro gostei do texto ta de parabens

    ass:RAISSA SOBARL 2 TURMA A

    ResponderExcluir
  5. professora moema
    o texto nus mostra a realidade em q estamos vivendo, como os adolescente estão se comportando ,mostrando a violência q a cada dia cresce mais e mais, antes a violência era peqna pois tinha todo aqle processo rigoroso ,e hoje em dia tudo mudou ,ñ q antes fosse bom, mas em parte era ,hoje os adolescentes ñ tem respeito pelos outros ñ sabem se comporta e se contenuar assim o mundo so ira piorar.
    É isso ai prof espero q o blog cresça e todos tomem consiêcia do q setão fazendo .
    ass: Amanda santos

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda,Raíssa e Lai.precisamos dizer mais eu te amo minha mãe,meu irmão,meu pai,beijar ter tempo para as pessoas q gostamos,nos permitir.Estamos vendo que as pessoas realmente deixaram de ter respeito pelas outras,tendo atitudes mais egoístas,individualistas e consequentemente em algum momento é externado de forma violenta.Os valores que temos hoje ,mudaram-se e a escola passou a ser um rflexo desses problemas .Precisamos ter coragem de mudar ,pra sermos a mudança que queremos.Bj enorme p voces e obrigada pela participação.

    ResponderExcluir

"O Essencial é invisível para os olhos". ..